Actividades

Participações e Representações da SPMD


Aprovou-se o símbolo da SPMD, organizou-se um secretariado próprio que permitisse uma estrutura indispensável ao seu funcionamento e iniciaram-se as seguintes realizações: 
 2015
Em Março iniciou-se o 11º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com o patrocínio Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa e da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.
 2014 Nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, realizou-se, no Centro de Congressos do Estoril, o XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
Em Maio, no dia 9, realizaram-se as XI Jornadas da SPMD subordinadas aos temas “O Exame de sobreclassificação- à procura de um consenso” e "Conhecer a Patelo-femural".
Em Março iniciou-se o 10º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
 2013 Em Novembro, tiveram lugar em Aveiro no dia 9, as X Jornadas com os seguintes temas: "O Ombro do Atleta" e "Suplementos".
Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, realizaram-se as IX Jornadas da SPMD nos Açores, em Ponta Delgada na ilha de S. Miguel.
    

 2012 Nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, decorreu o XI Congresso da SPMD.
   No dia 12 de Maio, realizaram-se em Lisboa no auditório do Centro de medicina desportiva, as 8ªs Jornadas da SPMD subordindas ao tema "Doenças crónicas e Desporto".
    Em Fevereiro teve início o 9º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva. 
 2011 Em Outubro realizaram-se as 7ªs Jornadas com o tema "Exame médico-desportivo: que realidade em Portugal?".
   Terminou em Setembro o 8º Curso de pós-graduação em medicina Desportiva.
 2010 Iniciou-se a 26 de Novembro o 8º Curso de pós-graduação em Medicina Desportiva.
   De 11 a 13 de Novembro, teve lugar o X Congresso de Medicina Desportiva.
   Foram abordados os seguintes temas: "Traumatologia Desportiva", "Cardiologia", Reabilitação", "Fisiologia de Esforço", "Prescrição do Exercício Físico"e "Nutrição e Suplementos".
   Em 27 de Março realizaram-se em Lisboa, as V Jornadas da S.P.M.D. com o tema: "Prevenção de Lesões no Desporto"
   No 1º trimestre, foram entregues os Diplomas aos 21 médicos que terminaram o 7º Curso de pós-graduação em Medicina Desportiva.
 2009 Em Maio de 2009 realizou-se o Simpósio da S.P.M.D. subordinado ao tema "Actividade Física como Prevenção e Terapêutica de Doenças e no Contexto de Desporto".
Em Abril iniciou-se o 7º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
 2008 Em Novembro realizou-se o IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
Em Março realizou-se o Simpósio da S.P.M.D. subordinado ao tema “Arritmias em Cardiologia Desportiva - Da Biologia Molecular à Prática Clínica”.
Em Março iniciou-se o 6º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
 2007 Em Outubro realizou-se o Simpósio da S.P.M.D. subordinado ao tema "Traumatismos do Crânio, Face e Coluna Vertebral".
Em Maio de 2007 realizou-se o 1º Curso Prático de Ligaduras Funcionais da S.P.M.D., destinado a médicos e fisioterapeutas com a duração de 20horas e emissão de diploma mediante aprovação em avaliação final.
Em Março iniciou-se o 5º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
Em Março realizou-se o Simpósio da S.P.M.D. subordinado ao tema “Factores de Crescimento”.
Ver mais
2006 Em Março de 2006 organizou-se o VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
Em Janeiro de 2006 iniciou-se o 4º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
2004 Em Março iniciou-se o 3º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, com moldes de acreditação similares aos Cursos anteriores.
2003 Em Setembro de 2003, foi criado o Grupo de Estudos de Actividades Subaquáticas, atendendo à especificidade desta prática desportiva em ambiente com características fisiológicas muito próprias.
2002 Em Dezembro, organizou-se o VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
2000 Em Dezembro a SPMD com a colaboração da Comissão Médica do Comité Olímpico de Portugal, organiza o VI Congresso da SPMD e 4º Congresso Luso-Espanhol de Medicina Desportiva, em Lisboa.
A Sociedade entendeu assumir a responsabilidade da vertente formativa, organizando o 1ºe o 2º Cursos de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, os quais tiveram a aprovação curricular da Ordem dos Médicos e o patrocínio científico da Faculdade de Medicina de Lisboa tendo sido atribuída a Pós-Graduação em Medicina Desportiva a 57 médicos.
Em Janeiro inaugura-se o site da SPMD na Internet – www.spmd.pt
1999 Em Novembro realiza-se em Zaragoza o 3º Congresso Hispano-Luso de Medicina Desportiva.
Em Novembro  organiza-se o Simpósio “Reanimação Cardio-Respiratória no Desporto”, com a colaboração do Clube de Reanimação Cardio-Respiratória.
A partir do Boletim Informativo nº 6, Junho, inicia-se a publicação de Temas de Medicina Desportiva e de Casos Clínicos, com vista a contribuir para a formação e actualização dos seus associados nesta área médica.
Em Abril realiza-se o V Congresso da SPMD e 2º Luso-Espanhol.
1998 Em Novembro realiza-se em Valladolid o 1º Congresso Hispano-Luso de Medicina Desportiva.
Em Abril realiza-se o Simpósio “Lombalgias no Desportista”, com a participação de especialistas de Neurocirurgia, Ortopedia e Imagiologia.
1997 Em Março realiza-se o IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
1996 Em Fevereiro realiza-se o 1º Simpósio Nacional “Saúde e Desporto em Crianças e Jovens” organizado pela primeira vez por três Sociedade Científicas, nomeadamente de Pediatria, de Medicina Desportiva e de Educação Física, com a colaboração do Gabinete do Desporto Escolar (Ministério da Educação).
1993 Inicia-se a publicação do 1º Boletim Informativo, com o objectivo de informar os seus associados das actividades da Sociedade e de todos os eventos relevantes para a Medicina Desportiva.
  • img realizacoes1
  • img realizacoes2
  • img realizacoes3
  • img realizacoes4
  • img realizacoes5
  • img realizacoes6
  • img realizacoes7
  • img realizacoes8
  • img realizacoes9
  • img realizacoes10
  • img realizacoes11
  • img realizacoes12

Instituições

Médico-Desportivas


Hiperligações de referência
Apresentam-se aqui alguns "links" para páginas que se nos afiguram de algum interesse.
img instmedicodesportivas

Editorial

  • João Pereira de Almeida
    Os últimos anos no nosso País, foram anos de mudança, com melhores ou piores resultados em muitas áreas, mas estas mudanças apenas reflectem o estado de atraso civilizacional onde vivíamos e ainda vivemos.  Para todos os que viajam na nossa Europa, é comum dizermos “ porque é que em Portugal…